Guia longa, a solução para mais liberdade nos passeios

guiaJá falei aqui no blog que sou contra andar com os cachorros sem guia. Mesmo que sejam adestrados, acho que eles podem se assustar ao ouvir um barulho forte, como fogos, ou serem atraídos por outro bicho. Porém, sempre fiquei com dó dos meus porque eles não tinham muita liberdade para interagir com outros cachorros, especialmente, quando estão em um pequeno parque perto de casa. Então, fui em busca de uma solução e a que encontrei foi usar uma guia longa.

O legal da guia longa, as minhas têm 10 metros, é que você pode deixar seu peludinho brincando mais livremente com segurança. Claro, numa praça pequena você tem de tomar cuidado para que ele não consiga chegar até a rua, mas em parques, o uso dela é totalmente seguro.

Você também pode usar o acessório para treinar o comando “vem”. Para ensiná-lo, literalmente, dê bastante corda para ele, ou seja, deixe a guia bem livre, mas presa à coleira e à sua mão. Quando ele estiver distraído, diga bem alto “vem” e o nome do cãozinho. Se ele vier, faça bastante festa e dê uma recompensa, como um petisco. Se você estiver com dificuldade apenas com o uso da palavra “vem”, pode, ao mesmo tempo que falar, bater duas vezes vigorosamente nas coxas para empolgá-lo a voltar.

Só um cuidadinho, não associe a palavra “vem” com situações ruins. Por exemplo, o peludinho está super à vontade na cama e você fala “vem” para tirá-lo. Ele nunca virá se você chamá-lo num parque com um monte de coisas legais. Se já usa o “vem” nessas situações, pode, então, falar a palavra “aqui”.

O passo seguinte será mostrar até onde ele pode ir. Para isso, quando ele se afastar mais do que deveria pise na guia. Ocorrerá um tranco, em seguida, faça o comando “vem”.

Se seu filho cão for do tipo que pega a bolinha, mas em vez de trazer de volta, sai correndo em outra direção, use a guia para puxá-lo aos poucos até você. Se ele soltar a bola no meio do caminho, não importa, continue a brincadeira, faça muita festa cada vez que ele se aproximar.

Onde comprar – Eu comprei as minhas guias com um vendedor do Mercado Livre chamado Líder da Matilha. Paguei R$ 45 por cada uma e R$ 15 de frete. Gostei, chegou rapidinho. E existem outros vendedores na internet, é só procurar por “guia longa”.

E, por fim, só um alerta. Certa vez, eu esfolei meus dedos quando o Theo deu um puxão na guia longa. Isso ocorreu, acredito, porque minha pele é muito fina. Então, hoje uso luvas de ginástica quando estou os levando com esse acessório. Mas se você não tiver as luvas, pode também proteger os dedos com esparadrapo.

Deixe seu comentário!