Conheça os materiais do adestrador

Toddy com a coleira cabresto
Toddy com a coleira cabresto

 

No artigo anterior falei sobre problemas no passeio, como cães que puxam, e percebi que surgiram algumas dúvidas sobre a coleira que o Theo está usando na foto que ilustra o post. Então, fiquei pensando que muitos itens de treinamento ou acessórios caninos que são tão comuns para nós adestradores, podem não ser para as pessoas em geral, e mesmo para os tutores de cães!

Já tinha intenção de fazer uma série de posts falando sobre produtos interessantes para cães e para o adestramento, então vou iniciar agora, “desmistificando” alguns dos objetos incomuns utilizados pelos treinadores de cães.

Vou começar com o item que iniciou o post:

Screen Shot 2015-06-13 at 8.18.57 PMColeira cabresto
O que é: Uma coleira que se baseia no cabresto usado para conduzir cavalos, seres fortes e um tanto “geniosos” quando querem chegar a algum lugar! O princípio é conseguir conduzir o animal sem fazer força, simplesmente virando a cabeça dele para o lado que se deseja ir.

O que as pessoas acham que é: Uma focinheira ou simplesmente uma “amarra” na boca do cão, utilizada para fechar o focinho do cão ou conter cães agressivos e impedí-los de morder. Algumas pessoas, ao verem o cão dócil usando essa coleira podem estranhar o uso da “focinheira” sem razão, daí a confusão sobre seu uso.

Por que esse produto é interessante: Conduzir um cão grande ou obstinado sem fazer força é o ideal de um bom adestrador, e também um sonho para muitos tutores. A coleira cabresto, quando bem indicada, serve a esse propósito. Ela é indicada sim para cães agressivos, mas não por fechar a boca do cão, e sim para poder conduzí-lo para longe do estímulo sem precisar machucar ou forçar. Muitos cães com colapso de traqueia ou outra afeccção no pescoço podem usar essa coleira se for necessário, pois ela não força a região. Outro motivo dos adestradores que usam técnicas positivas de treino utilizarem é que ajuda nos exercícios onde o cão precisa prestar atenção no treinador, pois é mais fácil conduzir a cabeça do cão para cima, facilitando também a entrega do petisco como recompensa!

20_pet_corrector_productFerramentas para bronca – Pet Corrector
O que é: um spray de ar comprimido, que quando acionado, emite um som de “chiado”. É utilizado por treinadores ou tutores que permitem o uso de punições no treinamento do cão (pois existem vertentes do adestramento que não utilizam nenhum tipo de punição).

O que as pessoas acham que é: uma solução instantânea para problemas de comportamento, basta uma borrifada todas as vezes que o cão tem o comportamento errado, que logo o problema estará solucionado e o cão não mais apresentará o comportamento indesejado. Algumas pessoas acreditam que o uso desse produto dispensa o adestramento, ou que se aplica a todo e qualquer problema comportamental, bem como qualquer cão.

Por que esse produto é interessante: O spray de ar comprimido pode ser uma boa solução nos treinamentos onde é necessário o uso de uma bronca despersonalizada – aquela que não deve ser associada a uma pessoa. Como o barulho é alto e não direcionado, o spray pode ser facilmente escondido do cão, sem que ele perceba que uma pessoa o acionou. Porém, ele não é infalível e muito menos milagroso: o treino com essa punição só funcionará se o cão aprender antes um comportamento diferente do que está sendo punido. Senão, a vida do cão passará a ser borrifada atrás de borrifada, até que em pouco tempo, ele se tornará totalmente insensível à ela. Ou pior, se for um cão sensível, esse excesso de broncas deixará o cão em pânico. Portanto, é uma ferramenta válida no caso de treinos com broncas, mas é secundária, pois o cão precisa aprender o que queremos dele antes de ser punido por um comportamento errado.

what-is-clicker-trainingClicker
O que é: Um aparelho de plástico com um botão metálico, que quando pressionado emite um som como um “click”, utilizado no treinamento baseado em recompensas, com os mais diversos animais.

O que as pessoas pensam que é: Uma ferramenta que, sozinha, muda o comportamento do cão, ensinando-o o que deve fazer. Muitas pessoas acham que o som do clicker é um “comando” ao qual o cão obedece, e por isso se comporta. Já vi casos de pessoas que compraram o clicker achando que se clicassem vezes o suficiente quando o cão estava fazendo algo corretamente, o cão compreenderia imediatamente e passaria a se comportar naturalmente.

Por que esse produto é interessante: O clicker é uma ferramenta “científica”; ele não funciona de forma automática, mas precisa ser condicionado. De forma resumida, para que o clicker consiga “ensinar” bons comportamentos aos cães, seu som deve ser associado com uma recompensa alimentar – ou seja, sempre que ouvir o som do clicker, o cão deve receber um petisco. Quando o cão já tiver entendido esse conceito, podemos passar a usá-lo para ensinar coisas: quando o cão se sentar, ouvirá o clicker e receberá o petisco; dessa forma, o bichinho passará a se sentar mais vezes e com mais facilidade, pois sabe que sempre que tem esse comportamento, ouvirá o som e receberá o prêmio. O mesmo com outros comportamentos. Por isso o clicker não é mágico, e sim simplesmente um marcador de acerto e recompensa. Ele deve ser usado quando um comportamento correto acontece, para avisar o cão, e não para causar um comportamento correto. É uma ferramenta relativamente difícil para um tutor usar sozinho, por isso, o principal é lembrar de recompensar – elogiando, fazendo carinho, dando petisco, brincando – quando o cão se comportar.

Nos próximos posts, vou falar mais sobre outros produtos, seus usos, funcionalidades, mitos e verdades. A ideia é os tutores conhecerem melhor o que existe no mercado pet, e também entenderem melhor as ferramentas usadas por nós profissionais.

*** Por Juliana Nishihashi, Adestradora e Consultora Comportamental da Cão Cidadão



Deixe seu comentário!