
Há cerca de uma semana a amiga e mãe da Amora, Karina Pimentel, me perguntou se eu conhecia algum protetor solar para cães. O problema é que a Amora é branquinha e tem ficado queimada em dias de sol forte. Na hora me veio à cabeça um produto da Pet Society, mas, infelizmente, após não achá-lo em grandes sites, enviei um e-mail ao fabricante e descobri que o produto saiu de linha. Outro filtro para pets, o SunDog, também não é encontrado mais no mercado.
Fui, então, em busca de informações sobre como donos de cachorros brancos protegem seus filhos em outros países. Nos EUA, existem produtos específicos, como o Epi-Pet Sun Protector, mas mesmo com eles há veterinários americanos que recomendam o uso de protetor solar humano seguindo alguns cuidados:
– Filtro para crianças: os sites Veterinary Medicine e Petfinder recomendam o uso de protetores para crianças. Eles seriam mais seguros do que os formulados para adultos.
– Protetor em loção: segundo a veterinária Carol Osbourne, em artigo para o site veterinary.answers.com, é melhor escolher uma loção. Mais fácil de ser aplicada, o risco da loção cair nos olhos do peludo, por exemplo, é menor. Além disso é mais fácil esfregar loção do que spray na pele do cachorro, separando os pelos.
– Substâncias vetadas: escolha filtros sem parabenos e óxido de zinco. O primeiro, de acordo com estudos, pode provocar câncer e o segundo, se ingerido ou no caso dos cães lambido, causa náuseas, vômitos, febre, entre outros efeitos.
– Não deixe lamber: falando em lamber, você não deve deixar que seu cachorro lamba o produto. O ideal é passá-lo, esfregar bem na pele, separando os pelos, e já sair para o passeio, por exemplo.
– Áreas onde o produto deve ser aplicado: as áreas mais suscetíveis a queimaduras são ponta do nariz e da orelha, barriga e virilha. Então, capriche nesses locais.
– Fator de proteção 15 ou maior: protetores com fator menor do que 15 não são efetivos para proteger nossos pets brancos dos efeitos nocivos do sol. Então, escolha os de 15 para cima.
Bem, essas foram algumas orientações que encontrei em sites sobre pets. Mas, claro, converse com seu veterinário para se certificar se o seu peludo pode mesmo usar um protetor solar infantil.
Vale lembrar que, se possível, é bom evitar passeios entre 10h e 17h durante o verão. Além da pele, as patinhas podem se queimar em contato com o chão quente.
Ah, se alguém souber de algum protetor específico para pets, compartilhe aqui com a gente ;-).
Amei as dicas. Tenho uma cadela pit bul albina. Não acho protetor solar de cães em lugar nenhum. Vou usar o meu nela. Muito obrigada
Que bom que gostou, Amanda. Os branquinhos exigem esse cuidado a mais.
Olá Angélica. estou passando por esse problema atualmente. Não encontro nenhum protetor solar específico para cães e ainda não encontrei um para crianças sem parabenos e óxido de zinco… Você encontrou? Obrigada.
Olá, Cinthia. Tudo bem? Primeiramente, queria me desculpar na demora pela resposta. Estou retomando o blog agora após o nascimento da minha filha humana. Realmente é bem difícil achar protetor solar pra cães no Brasil. A Pet Society tinha um, o Hydra Reflex, mas não sei se ainda fabricam. A melhor saída mesmo é apelar pros protetores solares infantis. Sobre o óxido de zinco, ainda é controverso se é maléfico. Sei que tem um estudo americano nesse sentido, mas não é definitivo. Os médicos são categóricos em dizer que é melhor se prevenir contra o câncer de pele. Ou seja, na minha opinião, não há problema nos protetores pras crianças, aqui uso nas crianças caninas e na humana. Beijo!!