Faz um tempinho que eu não escrevo aqui, né? Então, hoje vou tirar a poeira do blog e explicar como se ensina o comandinho “toca aqui” ou “high five”, como alguns adestradores chamam. Esse comando é muito fofo, depois que você conseguir ensiná-lo ao seu filho cão apresente para sua família e amigos, todos se espantam.
Além de ser bem bonitinho, o “toca aqui” é um comando bacana porque exige mais atenção e desenvoltura do cachorro. Conheço duas maneiras de ensiná-lo, e as duas exigem que o pet já saiba o “senta” (veja como treiná-lo aqui) e melhor ainda se já tiver aprendido o “dá a pata” (veja como treiná-lo aqui).

Se você quiser ensiná-lo a partir do “dá a pata” faça da seguinte maneira: peça o “senta” e, em seguida, o “dá a pata” e recompense com petisco ou carinho. Gradualmente, vá subindo a sua mão e pedindo o “dá a pata” até que ele consiga tocá-la na altura da boca dele, aí o comando já vai ter aparecido naturalmente. Depois é só introduzir a frase “toca aqui”.
A outra maneira, que foi como os meus filhos aprenderam, é posicionando o petisco entre o polegar e o indicador e espalmando na altura da boca dele. Como eles já sabiam o “dá a pata”, institivamente, eles já bateram com a pata na minha mão. Depois que eles tocavam, eu entregava a recompensa. Rapidinho eles aprenderam :-).
Lá no vídeo de cima, eu mostro o Theo fazendo o “toca aqui”. E neste vídeo abaixo, que considero o melhor sobre o tema, um adestrador ensina mais sobre a técnica.