Cachorros têm um “Facebook” no focinho

Theo e DJ investigando o sapato do  papito :-P
Theo e DJ investigando o sapato do papito 😛

 

Pegar a coleira para a maioria dos cachorrinhos é sinal de que a melhor hora do dia vai acontecer. Mas por que é tão legal pros peludinhos dar um passeio na rua? Simplesmente porque é a hora que eles conferem o “Facebook” dos cachorrinhos. Ao cheirar apenas um poste, um cãozinho consegue saber quem passou por ali, com que frequência, se há alguma fêmea no cio na vizinhança, um cachorrinho novo.

E o poder do olfato canino não para por aí. Segundo uma reportagem da revista “Superinteressante – O livro dos cães”, eles sabem quais moradores da casa tocaram em determinado objeto, quais fizeram sexo, com quem e há quanto tempo, quais tomaram banho ou deixaram para o dia seguinte. Imagine se eles pudessem falar, as pessoas teriam vários problemas *rs*.

O segredo desse nariz tão apurado está no número de receptores nasais que os cachorros possuem, enquanto os humanos têm 5 milhões, os cachorros chegam a possuir 300 milhões. O focinho é, portanto, o principal aparelho de reconhecimento para os cachorros.

Seu cachorro gosta de de cheirar um sapato ou um blusa que você acabou de tirar? Aqui em casa a galera adora e não é para menos. A partir dos odores da sola ele consegue saber por quais tipos de locais o dono esteve. Genial, né? Imagine se você passeou no canil? Ele certamente vai saber.

Os doguinhos também conseguem seguir os rastros de uma pessoa por diversos quilômetros. Fazem isso cheirando as moléculas de ácido butanoico que deixamos cair pelo caminho (o odor involuntário que produzimos e se espalham por onde passamos). Com base nos compostos exalados pela pele e pelas glândulas, os cachorros montam um perfil psicológico do farejado, sabendo, por exemplo, quanto medo estamos sentindo ao nos aproximarmos dele.

Ter um nariz tão apurado pode ser, no entanto, um problema. Cheiros de produtos de limpeza são muito irritantes para os peludinhos. Colocar talco, perfumes e xampus então pode causar dores de cabeça, enjoos e até perda de sensibilidade olfativa. Ou seja pense bem, ao perfumar seu cachorro. Para ele, isso é uma violência.

 

Deixe seu comentário!