Usando o reforço positivo

Juliana treinando peludinho do CCZ com petisco
Treinando peludinho do CCZ com petisco

Existem diversas técnicas para adestrar cães e outros animais. Eu vou falar um pouco sobre uma técnica que atualmente é considerada a mais eficaz e também é a base da metodologia usada por mim e pelos adestradores da Cão Cidadão, o reforço positivo.

Com certeza todo mundo já ouviu falar em “dar um petisquinho” quando o cachorro faz algo certo. Mas o que muita gente não sabe ou não entende é como funciona esse “petisquinho” no processo de aprendizado. Vou dar um exemplo: você vai ao cinema e senta aleatoriamente em uma poltrona para assistir ao filme. Se todas as vezes que você se sentar na poltrona número 50, cair um bombom sobre você, certamente você vai escolher essa poltrona mais vezes, mesmo que ninguém te dê nenhuma orientação sobre isso, certo? Pois é, o reforço positivo funciona assim: se sempre que o cachorro fizer algo, ele ganhar alguma coisa interessante para ele, a tendência é que ele repita o comportamento. 

Mas é preciso lembrar de alguns detalhes importantes para que esse treino à base de recompensas funcione: 

– Para que o cão fique condicionado, é preciso que ele seja recompensado com frequência. Ou seja, não funciona nada você dar um petisco porque se cão se sentou hoje, e só dar outro daqui a uma semana! Persistência é a chave do negócio! 

– A recompensa tem que chegar logo em seguida do comportamento realizado, em torno de 2 segundos. O cachorro aprende muito rápido, portanto é preciso ser ágil. Por exemplo, quando estiver treinando seu filhote a fazer xixi no tapete higiênico, é preciso ficar por perto, e assim que ele terminar, entregar a recompensa. 

– Reforço positivo não é só comida! Reforço é tudo aquilo que o cão gosta, e principalmente, o que ele quer naquele momento. Muito comum escutar donos dizendo que foram até o cão dar uma “bronca” para que ele parasse de latir, quando o cão estava querendo justamente isso, que alguém aparecesse! Ou seja, a tal “bronca” serviu de reforço para o comportamento errado. O cachorro pode muito bem aprender a latir só para que alguém se aproxime, mesmo que seja gritando e com cara feia! 

– Reforçar positivamente funciona melhor do que punir: vamos sempre ter essa frase em mente: “Para todo não, existe um sim”. Portanto, eu não quero que meu cão pule em mim, então eu quero que ele fique sentado. Nosso trabalho será ensinar para o cão o que queremos dele, em vez de punir o que não queremos. É mais fácil, mais prático, mais lógico e com certeza mais correto com o cão, porque no final das contas, ele não tem bola de cristal para descobrir sozinho! 

– Outro benefício de utilizar o reforço positivo, é o “valor agregado” ao treino: quando o cão entende que fazendo alguns comportamentos ele ganha coisas boas, ele terá associações agradáveis com isso, gerando bem estar e uma grande vontade de continuar interagindo e obedecendo. E obedecer por gosto, e não por medo, é muito melhor, não

Nos próximos posts, com certeza vou falar mais sobre reforço positivo, problemas de comportamento e técnicas para nos comportamentos dos pets, mas acho que com isso já dá pra começar, né? Então, petiscos, brinquedos, carinhos, e mãos à obra!

*** Por Juliana Nishihashi, Adestradora e Consultora Comportamental da Cão Cidadão

Deixe seu comentário!