O deita entre os comandos básicos é um dos mais difíceis de ser ensinados. Como explica a adestradora Cláudia Pizzolatto no livro “Apostila de treinamento de obediência” o deita é uma posição extremamente submissa na linguagem corporal dos cães.
Cláudia chega a dizer que pela dificuldade do cachorro em deitar sob comando podemos ter uma ideia se ele é submisso ou dominante. No entanto, ela afirma que se um cão dominante passar a deitar sob comando não quer dizer que ele se tornou submisso, mas sim que confia plenamente na liderança do seu dono.
A técnica que aprendi e que vou explicar para vocês é a usada pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi. Como se trata de um comando difícil, é melhor primeiro você ensinar o peludinho a sentar. Já mostrei como nesse post.
Então, para ensinar o deita, primeiro você vai pedir o senta. Quando ele o cachorro se sentar, você recompensa (petisco ou carinho e palavras de incentivo). Bem, aí o próximo passo é encostar o petisco no focinho do cachorro e abaixar devagar. Ele deve seguir sua mão apenas com o focinho, de modo que fique quase corcunda. Quando chegar a essa posição, você recompensa. Se ele sair com o corpo da posição sentada, pare e recomece pedindo o senta.
Rossi indica no livro “Adestramento Inteligente” que o próximo passo é, partindo da posição sentada, mover sua mão rapidamente para o chão. O cãozinho só será recompensado assim que tocar sua mão com o focinho.
Vá distanciando sua mão aos poucos, obrigando o cachorro a deitar. Com o treinamento, ele irá deitar cada vez mais rapidamente e com confiança. Quando o cachorro já tiver entendido o movimento, aí você introduz a palavra deita. Ela deve ser dita ou pouco antes ou no momento em que ele começar a deitar. Quando ele estiver deitado, você recompensa.
Na prática para que serve – Eu gosto muito de usar o deita para tirar meus filhos do estado de ansiedade. Se por exemplo, eles estão louquinhos para sair, pulando e latindo eu peço o deita. O comando acalma porque exige muito mais esforço do que um senta ou dá a pata, por exemplo.
No vídeo, vocês vão ver que os três – Theo, Toddy e DJ – conhecem o comando. Deles, a que aprendeu mais rápido foi a DJ. Até porque acho que é a posição preferida dela *rs*. Mas o comando é mais usado com o Toddy. Como ele é muito ansioso, quase diariamente eu tenho que fazer uma sessão de deita com ele para canalizar a “energia que dá gosto”.