Hora de escovar os dentes

creme_dedeiraSe tem um hábito importante que os donos (eu me incluo) negligenciam é o de escovar os dentes dos peludinhos. Acreditem, cuidar da boca deles é tão importante quanto cuidar da nossa. Para vocês terem uma ideia, segundo a Associação Americana de Odontologia Veterinária, a maioria dos cachorros já apresenta doença periodontal a partir dos três anos. É um dado importante porque essa doença pode, em seu estágio mais avançado, levar até à perda dos dentes.

Mas acostumar os nossos filhos cães a uma escovação regular não é das tarefas mais simples, especialmente, se ele não for habituado a manipulações. Como falei lá no início, estou tentando escovar os dentes dos meus fofuchos com mais regularidade. Já li artigos defendendo uma escovação diária, mas, vamos combinar, com a correria do dia a dia, e outros afazeres em relação a eles fica difícil. Então, tenho escovado os dentinhos de cada um, pelo menos, uma vez por semana.

Na verdade, para mim, não foi tão difícil acostumá-los à escovação, pois eles já estão habituados com apertos e inspeções *rs*. Inicialmente, só oferecia o creme dental canino para eles lamberem. Depois, com meu próprio dedo comecei a espalhar o creme pela boca deles. Algumas sessões depois, com uma dedeira, iniciei a escovação somente da parte da frente e, por último, passei para as laterais. Agora, meu desafio será escovar a parte interna.

Aqui um ponto importante, não podemos escovar os dentinhos dos cães com creme dental humano, o flúor faz mal se for engolido. E também não é recomendado usar qualquer escova, pois a gengiva deles é muito sensível. Eu tentei usar uma escova de dente para cães, mas não tive sucesso. Eles mordiam o cabo e não me deixavam fazer os movimentos circulares. A dedeira é de borracha bem molinha, e eles aceitaram bem.

Nesse processo de acostumá-los à escovação é primordial para o sucesso que você tenha paciência. Se o peludinho, por exemplo, ficar irritado com a primeira escovação com a dedeira ou a escova regrida e volte a usar apenas o creme dental e seu dedo.

theo_escovaçao
A foto não ficou lá essas coisas porque é duro escovar e fotografar ao mesmo tempo *rs*

Você pode, e até deve, oferecer petiscos durante a escovação como recompensa. Aprendi no livro “Cão de Família” (já falei dele nesse post) que o objetivo da escovação dos dentes dos cães é diferente da nossa. Os humanos fazem a higiene dental para remover o excesso de alimentos que levam à formação da placa bacteriana. Ela gera um produto ácido que provoca a cárie. Nos cachorros, a placa bacteriana não causa cárie. Seu acúmulo, no entanto, forma tártaro, que leva à doença periodontal. Por isso, explica o livro, não há urgência de retirar o alimento, e sim de remover a placa bacteriana excessiva.

E, por fim, quero só ressaltar que manter essa rotina de escovação vai retardar a necessidade de um tratamento dentário mais complexo, que sempre é feito com anestesia geral.

 

Deixe seu comentário!