Por que passeio com os meus três peludos separadamente

toddy_passeio

Muita gente se espanta quando conto que eu passeio com o Toddy, o Theo e a DJ separadamente. Dois motivos são preponderantes para isso, cada um tem seu ritmo próprio de passeio e acho mais seguro não andar com mais de um ao mesmo tempo.

A DJ, minha perdigueira, gosta de cheirar cada pedacinho da rua, mesmo que já tenha passado por ali um milhão de vezes. Mas, ao contrário do Toddy, não curte longas caminhadas. Para ele, no máximo, 20 minutos já está bom. Quando extrapolamos, ela já fica puxando a guia em direção ao prédio, que ela sabe muito bem onde fica. Além disso, as aproximações, tanto com humanos quanto com cachorros, são mais tensas. Nunca conseguimos detectar se vai ser uma festa ou um apavoro.

Já o Toddy é nosso pastor, como gosta de andar. Por ele, a gente percorre a distância de umas três estações de metrô diariamente. Claro que nem sempre é possível, por causa da correria do dia a dia, mas quando dá andamos bastante para gastar toda “energia que dá gosto”. O Toddão também gosta muito de se socializar. Para ele, fazer uma amizade nova é uma grande alegria, o que torna o passeio com ele muito prazeroso.

O Theo, por sua vez, nos dá muito trabalho na rua. Como já contei nesse post, ele tem muito medo de cachorros estranhos. Ele ainda não melhorou muito. Alterna boas caminhadas com passeios estressantes. Estamos tentando melhorar, mas não é fácil tratar um cachorro medroso.

A importância do passeio – O que muitos pais e mães não saibam ou, infelizmente, negligenciam é que passear regularmente é tão fundamental na rotina dos dogs quanto comida. Como explica um post da escola de treinamento Lord Cão, na natureza os cachorros precisavam caçar para sobreviver, e não era uma tarefa fácil, pois eles passavam mais de 10 horas por dia à procura de comida. Ou seja, sua estrutura física foi feita para longas caminhadas e passar horas farejando.

É durante os passeios que o peludo pode fazer os exercícios necessários para a manutenção da sua saúde, aliviam o estresse, e melhoram sua sociabilidade ao conhecer outros cães e humanos. De quebra, a caminhada ainda melhora a relação com o dono, pois nesse momento os peludos aceitam melhor o treinamento.

Deixe seu comentário!