Posso dar suco de frutas para o meu cachorro?

A resposta é depende. Você pode dar suco para o seu cachorro desde que seja em pouca quantidade e sem açúcar. Quem diz isso não sou eu, mas sim especialistas de fontes confiáveis sobre saúde animal.

Na verdade, esse post foi motivado pela pergunta do amigo e pai da Pandora, Glauco Araújo. Ele me perguntou se conhecia receitas de sucos que poderiam ser dados para os cães. Eu tinha uma leve impressão de que não era uma boa ideia, então, resolvi pesquisar sobre o assunto.

A Sylvia Angélico, do site Cachorro Verde, maior referência sobre alimentação natural para animais do país, mostra-se totalmente contra. Nesse post ela diz que “dar suco de frutas ao pet é má ideia. Suco de frutas em geral é rico em frutose (açúcar da fruta) e não tem fibras para conter sua absorção”. Já o site vetinfo.com se mostra um pouco menos radical. Diz um artigo sobre bebidas para cães que eles podem tomar suco de fruta em pequenas quantidades e que é melhor em vez de dar o suco, oferecer a fruta natural. Outro artigo do PawNation diz o mesmo que o VetInfo e acrescenta: dar suco de caixinha é vetado por conter muito açúcar e conservantes.

O que posso oferecer além de água?

Vejam as respostas dos especialistas.

cocoÁgua de coco – Sim! Pode ser oferecida regularmente, desde que não substitua a água natural. A bebida, além de hidratar, tem vitaminas e minerais que fazem bem à saúde dos cães. A Sylvia Angélico só alerta para que os pais não exagerem. Como a água de coco é muito gostosa, os peludinhos podem desaprender a tomar a água natural e isso não é nem um pouco recomendável.

gatoradeGatorade – Não! Qualquer bebida com suplementos vitamínicos e minerais para seres humanos pode ser prejudicial para os cães. Eles toleram apenas quantidades específicas de vitaminas e minerais, que a ração e água já contêm. O Gatorade também possui elevada porcentagem de açúcar, que pode ser prejudicial para cães diabéticos, além de corantes artificiais e aditivos que prejudicam o trato urinário e outros sistemas.

leite_vale_1Leite – Não! Os cães não devem beber leite ou qualquer bebida láctea porque tendem a ter problemas com intolerância à lactose.

 

 

chaChá – Não! O problema do chá é que, em geral, ele contém cafeína. Para vocês terem uma ideia, se um cachorro beber cinco xícaras de chá já existe risco de morte. Lá nos EUA existe uma linha de chás especialmente feita para cães, mas no Brasil não conheço nenhum. Se achar, conto para vocês.

caldvaleCaldo de galinha – Sim! Se seu peludinho não estiver tomando água por algum motivo, você pode oferecer caldo de galinha para ajudar na hidratação. Só um alerta, é melhor que você prepare o caldo, os produtos que encontramos nos supermercados têm muito sódio e podem desequilibrar a dieta do cachorro.

suco_valeSucos – Depende, como já disse lá em cima. Em geral, os cachorros toleram bem qualquer tipo de fruta, mas duas são proibidas: uva e carambola. Ambas podem causar insuficiência renal.

 

 

 E dois alertas:

piscinavaleÁgua de piscina – Não deixe seu cachorro beber água de piscinas tratadas com cloro. Esse produto químico é perigoso e, em grande quantidade, pode intoxicá-lo.

 

vasoÁgua do vaso sanitário – Não. Por mais que seu vaso sanitário seja limpo, há proliferação de bactérias nele. Além disso, os produtos usados na limpeza são muito perigosos. Então, deixe sempre a tampa fechada.

23 comentários

  1. Tenho um labrador de 1 mês e ele come ração e um dedinho daquelas carnes de lata apropriada para cães,não sei se estou fazendo corretamente aguardo resposta

    1. Olá, Fernandes. Tudo bem? Bom, não sou veterinária, mas acredito que se você está oferecendo ração e o enlatado para filhotes está no caminho certo ;-). Bjs!

      1. Meu filhotinho está comendo ração duas vezes ao dia. Nos intervalos, sopinha de verduras só na água com peito de frango desfiado.. as vezes batata doce cozida.
        E está crescendo super saudável!

    2. Não sou Vet, portanto poderia oferecer a seu Dog carnes frescas preparadas sem oleo e sem sal, faço para os meus e eles adoram, são bem mais saudáveis.

  2. Meu cachorro estava super bem, ele é lindo uma mistura de rusk c labrador, olhos azuis, tomou as 3 vacinas para cinomose e outras dornças, esta c um ano, levwi na Suipa, chegou andando, realmente meio torto, n havia notado, so levei pq de reoente apresentou vomitos e diarreia, corribc ele, falaram q deu no exame de sangue. Hemigram complet de q se tratava smde sinomose , mas q estava no inicio e da doença do carrapato, n sei c realmente pois é un cachorro mto limpo e vacinado, agora em 15 dias ja n anda mais, faz tudo no chao, come e bebe e faz as necessidades, esta tomando medicaçoes a base de corticoides, outro p o cerebro, antibióticos e remedio p dor, estou desesoerada, n tenho condiçoes, to fazendo tudo q posso, agora voi dar soro caseiro geladinhobde novo, fizemos uma maca p q quando urinar n fique encharcado de xixi. Estou desesoerada, acho q vou perder meu lindo cachorro. Meu zap. 997866378 Quem quiser ver a foto dele. Um abraço.

  3. Eu sou a Adjane q Publiquei sobre meu Rusck c labrador e deixei o telefone 21997866378 o medico disse q tinha chance agora ja diz q como n fiz a ribavarina c alguns codigos de 348,00 ele disse q poderá morrer, mas seriam 15 capsulas cim chance fe 40por cento de ficar bom, ele ta sofrendo n aguento mais, sofro de depressao, sindrome do panico e estou piorando, estou dando tudo de mim, n fiz compras rsse mes p poder comptar os remedios q o medico passou desde o dia 30 q tudo começo, agora ele faliu p eu votar com corticoides , antibioticos, o remedio do cerebro,.p.dor, o remedio.pet p a doença do carrapato, mas a gente mexe no pelo dele e ve c ele é limpo o proprio medico disse q basta um ter mordido ele . Ele esta quase morrendo, choro mto,.vejo o sofrer, apesar de dormir agora o tempo todo e comer sem firmeza no pescoço. To fazendo o q posso mas n tenho condições financeiras, o amo mto, maa n vou querer mais cachorro. Meu Bradoque, foi tudo de repente, corria c foguete, tem um ano e dois meses. 21997866378, Precisava internar, mas como, se tudo tem q ter recurso?

    1. Um amigo meu estava sem condições financeiras, o dog dele estava com a doença do carrapato, ele pegou o nome dos remedios, e foi na farmacia, o farmaceutico entregou os remedios na mesma formula, o dog foi tratado e curado, no pet ficava 600 reais ele gastou 30 reais.

  4. Oi sou de Belém do Pará, tenho uma sharpei de 9anos e oito meses, ela teve câncer de boca, foi feita a retirada e passou a fazer químio..então fiz pesquisa sobre sucos e frutas e alimentação geral que eu pudesse dar pra ela e que fizesse bem. Procurei a A cachorro verde e pedi orientação no que eu poderia dar pra minha sharpei..e tbm para aumentar a imunidade dela. E a médica de lá desse site condenou tudo que eu pesquisei.. não concordei com o que ela me falou.. por esse motivo estou dando o meu depoimento..passei a dar tudo Natural pra ela, tais como suco de beterraba com água de côco, e a ração Natural com soja ou atum Natural.. segui as orientações da mi minha veterinária.. sei dizer, que a minha sharpei está linda e curada.. meu nome é Neide costa.

  5. Oi sou Paolla tenho um vira lata apesar dele não ter raça eu o amo e ele é o número 1em meu coração mas ele já está velhinho com 8 aninhos e gostaria de saber se vocês têm alguma dica de alimentação estou pensando em fazer um cardápio oque acham?

    1. Oi, Paolla. Td bem? Que legal que vc ama tanto o seu virinha, eles são especiais, né? Olha só, não posso lhe dar dicas de cardápio, pois não sou veterinária. As receitas que compartilho aqui são oferecidas esporadicamente aos meus filhos, fruto de pesquisas que faço sobre alimentação natural pra cachorros. Como seu peludo tem 8 anos, ou seja, já entrou na 3a. idade, recomendo que vc fale antes com o veterinário pra verificar se a mudança é recomendável. A dieta é parte determinante da saúde de um cão e como ele já tem idade qualquer alteração pode acarretar problemas. 😗😗😗😗

    1. Oi, Nicolly. Bem, não sou veterinária, apenas uma mãe de cachorro, como vc 😉, mas o que posso lhe recomendar é que vc não dê comida a mais pra sua cachorra, mesmo que ela “queira”. Siga a recomendação da quantidade ideal de ração pra idade dela. Dessa maneira ela já estará bem alimentada. Se vc optar por dar algum petisco, lembre-se que este tipo de comida não pode ultrapassar 10% das calorias diárias ingeridas pelo animal.
      Aquela cara de pidão típica eles aprendem desde cedo e se vc mostrar a desde agora que não vai ceder, ela terá uma vida muito mais saudável. Uma das piores coisas que podemos fazer é oferecer comida a mais pra eles. Obesidade causa doenças e mata! Bjs e boa sorte

  6. Boa tarde, meu cachorro está com infecção urinária. Já está devidamente medicado, porém, a veterinária dele, disse que ele tem que ingerir bastante água (o que ele não está bebendo direito) para que os rins dele pudesse ficar saudável novamente. Gostaria de saber, outras opções para ele poder ingerir bastante líquido, de forma saudável e uma forma prática de dar remédio, sem que ele jogue fora toda vez que coloco na boca dele.

    1. Oi, Laísa. Bem, como sempre digo, não sou veterinária, mas nesse caso eu recomendaria seguir a recomendação da profissional que cuida do seu filho e não dar nenhum líquido a não ser água. O que ocorre é que outros líquidos podem mudar o pH da urina do seu cachorro e piorar ainda mais a infecção. Vc já tentou dar água gelada ou com umas pedrinhas de gelo? Meus filhos adoram água gelada. Acho que vale a pena tentar 😉.
      Quanto aos remédios não sei quanto o seu peludo deixa ser manipulado. Aqui em casa, por ex, o Toddy deixa abrir a boca, colocar a cabeça para trás e colocar o remédio na garganta. Já o Theo não, então temos de esconder na comida. Ele ama queijo e peito de peru e engole os remédios numa boa.
      Espero ter ajudado. 😘😘😘

  7. Oi tenho um pitibul filhote de 2meses ,ele estar com olhos muitos envermelhados , ele ficar toda hora querendo bota algo pra fora mais não consegue e fica espirrando ,não lati mais? Estar muito caído
    .. oque devo fazer me ajuda ,no momento estou sem dinheiro para levá-lo ao veterinário

  8. Eu tenho uma RND, de 2 meses e ela não pára de morder a geladeira e o portāo nos lugares que tem ferrugem. Durante o dia ela fica só comigo e à noite que a família está junto, ela dana a ficar agitada mordendo todo mundo, correndo em disparada pra lá e pra cá dentro de casa. Até que todos vão dormir e ela não tem outro jeiti e vai dormir tbm. Dou a ela arroz com carne ou peito de frango e cenoura. Ela come maça, pão, cream crack integral e bebe leite sem lactose. Tentei dá ração, mas ela fica com diarréia.Só bebe agua eu dando com uma seringa, por livre escolha ela nâo bebe. Está crescendo bem, graças a Deus.

Deixe seu comentário!