Picolé de iogurte para cachorros; veja receita

Theo se deliciando com o picolé de iogurte e banana
Theo se deliciando com o picolé de iogurte e banana

Nesses dias de verão, temos de ser criativos para ajudar os nossos filhos cães a enfrentar o calor. Pesquisando por delícias geladas para os meus peludos, encontrei uma receita de picolé de iogurte na revista Modern Dog Magazine. Dei uma adaptada, troquei o blueberry por banana e sucesso, eles amaram!

Antes de passar à receita, só queria explicar que o iogurte natural é muito benéfico para os cães. Segundo o site Cachorro Verde, maior referência em alimentação natural para pets, o iogurte é fonte de cálcio, contém vitaminas do complexo B, minimiza danos causados por antibióticos, ajuda a prevenir infecções gastrointestinais, entre outros benefícios.

A quantidade diária ideal é a seguinte: 1 colher de chá para cães mini, 1 colher de sobremesa para cães pequenos e gatos, 1 de sopa para médios, 2 de sopa para grandes e 3 a 4 de sopa para cães gigantes.

Bem, dito isso vamos à receita:

Ingredientes

2 copos de iogurte natural

3 bananas nanicas maduras

1 colher de sobremesa de mel

1 colher de sopa de água

Forma para picolé

Palitos para picolé

Etapas do processo de produção
Etapas do processo de produção

Modo de fazer

Bata o iogurte, as bananas, o mel e a água no liquidificador. Distribua na forma para o picolé, ponha os palitinhos e leve para gelar no congelador ou freezer. Na potência máxima, os sorvetes levam cerca de duas horas para ficarem no ponto. Depois é só desenformar e fazer a alegria da galera :-).

Só para vocês terem uma ideia, essa receita rendeu 750 ml de sorvete. Só tinha seis espaços na forma, mas poderia ter feito até uns 8 picolés.

O picolé pronto
O picolé pronto

11 comentários

    1. Sim Rebeca, os cachorros podem comer mel em quantidades mínimas na composição de outros alimentos. O site Cachorro Verde tem algumas receitas que levam mel, como essa http://www.cachorroverde.com.br/index.php/biscoitos-de-banana-e-aveia/ por exemplo. Picolés industrializados fazem mal sim aos dogs porque possuem componentes como corantes e açúcar que são muito prejudiciais. Há alguns, como chocolate, que podem até matar. Só dê aos seus peludinhos comidas próprias para cachorros ou se quiser variar, produzindo algum petisco, por exemplo, consulte sites especializados em alimentação natural ou destinados a cachorros. Todas as receitas que compartilho provêm dessas fontes. Espero ter ajudado. Beijos!

    1. Oi, Mikaela. Tudo bem? A receita original não fala em prazo de validade, mas tomando por base receitas semelhantes pra humanos, concluí que o prazo de validade do picolé é de no máximo uma semana mantido sempre no refrigerador.
      Se o seu cachorro não está acostumado a comer iogurte, sugiro não dar todos os dias. Faz pouquinho, uns 2 picolés e oferece dentro de um intervalo de 2 dias. Assim vc confere se não haverá desarranjo intestinal. Aqui em casa nunca aconteceu e a galera ama picolé de iogurte. Mas é sempre bom começar com cautela.
      Bjs 😗😗

  1. Para fazer de mamão papaya ou manga a fruta toda ,uso a mesma quantidade de potes de yogurt?E posso não por o mel,sei q deve ficar mais gostoso, mais prefiro não por,pois dou as frutas picadas TB,como já conhecem o sabor,tenho receio de que colocando o mel,ao dar as frutas picadas naturalmente, elas rejeitem por não ter o mel.E TB acho mais saudável p elas não adoçar, deixar somente o doce natural da fruta.Já em biscoitos naturais,ai sim acho legal.
    TB tenho seis formas de picolé, mais se sobrar cokixarei em um pote,assim posso comer junto com elas RS,já q o prazo e de uma semana,isso se elas n comerem tudo antes rsrsrs..Aguardo sua resposta, se possível.me mande por email,para que eu não perca sua resposta,obrigada
    Maria Cristina.

Deixe seu comentário!