Os cachorros sonham?

theo
Theo tirando uma soneca

 

Acho que assim como eu vocês já devem ter percebido que muitas vezes durante o sono nossos filhos emitem alguns sons ou têm uns tremeliques. Bem, observando esse comportamento sempre fiquei me perguntando, será que os cachorros sonham?

A resposta para esse dúvida eu encontrei no livro que curiosamente se chama “Os cães sonham”, de Stanley Coren. E, sim, a resposta é eles sonham! Essa foi a conclusão dos cientistas partindo de algumas premissas como a de que em nível estrutural o cérebro dos cães é muito parecido com o dos humanos. Além disso, estudos verificaram que durante o sono os padrões de ondas cerebrais desses animais são muito semelhantes aos do homem e passam pelos mesmos estágios de atividade elétrica, indicando assim que os cachorros têm sonhos.

Há evidências de que os cachorros sonham com atividades caninas comuns. Os estudiosos concluíram isso a partir da análise de uma parte da estrutura cerebral chamada ponte, que impede todos nós de externarmos nossos sonhos.  Os cães só começavam a se mexer quando o cérebro entrava no estágio do sono associado ao sonho. Os pesquisadores descobriram que ao sonhar um pointer pode começar a procurar imediatamente pela caça e até apontar, um springer spaniel pode disparar atrás de um pássaro imaginário no seu sonho, enquanto um doberman pode comprar uma briga com um ladrão.

Como saber se eles estão sonhando – É muito fácil saber quando seu filho cão está sonhando. À medida que o sono se aprofunda, a respiração ficará mais regular. Depois de aproximadamente 20 minutos, um cachorro de tamanho médio, deve ter o primeiro sonho. Você reconhecerá a mudança porque a respiração ficará irregular. Pode haver contrações musculares e você conseguirá observar os olhos dele se mexendo por baixo das pálpebras. Isso ocorre porque o cão realmente está olhando para as imagens do sonho como se fossem reais.

Nem todos os cachorros possuem a mesma quantidade de sonhos. Os pequenos, como um poodle toy, podem sonhar a cada 10 minutos, enquanto um mastim a cada uma hora. A diferença é que os sonhos dos maiores duram mais tempo.

Interessante, né?

Deixe seu comentário!