Livro mostra elo de amor entre moradores de rua e seus filhos cães

Toddy apoia o projeto
Toddy apoia o projeto Moradores de Rua e Seus Cães

 

O primeiro contato que tive com o projeto Moradores de Rua e Seus Cães foi em julho de 2014 pela história da dupla Kiko e Jamaica. Um post no Portal do Dog contava que os parceiros estavam passando por apuros, eles moram numa Kombi estacionada na Zona Sul de São Paulo e, naquela época, o veículo estava ameaçado de remoção pela Prefeitura.

Quem relatava a situação do Kiko e do Jamaica era o fotógrafo Edu Leporo, que há três anos decidiu sair pelas ruas da capital paulistana para registrar histórias dessas famílias formadas por humanos e animais que moram nas ruas das nossas cidades e que dividem o pouco que têm, inclusive um prato de comida.

Nesse período, Edu fotografou dezenas de humanos e seus animais, o trabalho, então, virou um livro, “Moradores de Rua e Seus Cães” (você pode comprar aqui), lançado em dezembro do ano passado. Nas mais de 100 páginas, as imagens mostram as marcas desses animais e seus donos que moram nas ruas, a cumplicidade dessa relação e objetos que garantem a sobrevivência deles.

Além de encantar pelas imagens e textos, o livro se tornou um projeto que tem como objetivo dar uma vida mais digna a essas pessoas e seus bichos. A renda é revertida para distribuição de ração, caminhas, guias e coleiras para os cachorros e kits de higiene pessoal e roupas para os tutores.

Edu admite que houve muitos momentos difíceis durante a produção do “Moradores de Rua e Seus Cães”, especialmente pela falta de apoio financeiro das grandes empresas do mercado pet e que foi graças, principalmente, ao financiamento coletivo, com a contribuição de pessoas que apoiam a causa animal, que o livro virou realidade.

No entanto, Edu lembra com carinho das situações que o motivaram a tocar o projeto adiante: “Fui motivado pelo retorno que recebia com a publicação das histórias. As pessoas se comeveram e foram às ruas conhecer aquelas pessoas e ajudá-las”, relata.

Pituca e seus pais (Crédito: Edu Leporo)
Pituca e seus pais (Crédito: Edu Leporo)

Os protagonistas – Ao todo, a publicação reúne 17 histórias de humanos e seus animais. Há, por exemplo, a saga da Pituca e seus pais, Renan e Aline, que moravam no Centro de São Paulo. O sonho deles era recomeçar a vida em Paraty, no Rio de Janeiro, porém havia um problema, a caixa de transporte da peludinha havia sido roubada e os pais buscavam ajuda para comprar uma nova e quem sabe também juntar o dinheiro para as passagens.

Foi quando Edu entrou na vida deles. Contou a história nas redes sociais e também a amigos e apoiadores do projeto e, então, o desejo da família virou realidade, Pituca ganhou não só uma caixa de transporte, como consulta veterinária, banho e petiscos e seus pais as passagens para Paraty.

Porém, a vida nas ruas, como vocês podem imaginar, é muito dura e algumas histórias acabam tendo passagens mais difíceis. Uma delas é a do Seu José, que tinha como filhos o Duque, a Princesa e o Hulk. Habitantes da Praça João Mendes, Seu José é bastante conhecido pelos funcionários do fórum instalado nessa praça da capital paulistana. Sempre ganha comida para ele e seus filhos. Infelizmente, hoje apenas o Duque ainda está com ele, o Hulk e a Princesa foram roubados, numa história muito mal contada, segundo o fotógrafo. Perguntei, então, ao Edu como é lidar com essas situações e ele me disse que é triste, mas que nesse caso seu José ficou ainda mais apegado ao Duque.

Como comprar o livro e ajudar – Para comprar o livro “Moradores de Rua e Seus Cães”, basta acessar o site da São Paulo City . Você também pode contribuir para o projeto levando doações para a “Caixinhas da Miriam, caixas de papelão instaladas em petshops e clínicas veterinárias de todo o país que recebem doações para os cães e seus donos de rua. Demais, né? Para saber onde há uma basta entrar em contato com o Edu pelo Facebook.

 

Siga as ações do Moradores de Rua e Seus Cães nas redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/moradoresderuaeseuscaes/?fref=ts
Instagram – https://www.instagram.com/moradoresderuaeseuscaes/
Blog – http://eduleporofotografia.wordpress.com/

1 comentário

Deixe seu comentário!