Compartilhar é a chave para encontrar a família de cachorros desaparecidos

Post que fiz para informar que o Lobo havia se reencontrado com sua mãe
Post que fiz para informar que o Lobo havia se reencontrado com sua mãe

Assim como eu, vocês que são de alguma maneira envolvidos com a causa animal devem ser impactados diariamente nas redes sociais com pedidos de compartilhamento de posts sobre cachorros perdidos. Infelizmente, ainda temos muitos casos, em geral, motivados por descuidos das famílias que, por exemplo, não identificam seus peludos com uma simples plaquinha. Falei desse tema aqui.

Como são muitos os desaparecimentos, às vezes, fica a sensação de que um simples compartilhamento no Facebook, no Twitter, no Instagram, não fará diferença, mas faz. Resolvi escrever esse texto justamente para mostrar com casos que foram solucionados por meio da intermediação do Meu Filho Cão como a internet e, sobretudo, as redes sociais são eficazes para reunir novamente cachorro e família.

Claro que nem todos os casos são resolvidos, mas há alguns fatores que podem contribuir para o sucesso da iniciativa e um deles é a rapidez da postagem. Foi o que aconteceu com o Lobo. No dia 11 de janeiro, um domingo, recebi um pedido via Instagram (instagram.com/meufilhocao) para divulgar a informação de que um cachorro havia sido encontrado no dia anterior, por volta das 17h30, na Vila Ré, Zona Leste de São Paulo.

Para a felicidade de todos, já no dia seguinte recebi a notícia de que a dona do cachorrinho, que havia sido achado tosado e estava aparentemente bem de saúde, havia sido localizada. A pessoa que resgatou o cachorro escreveu: “Brankinho que na verdade é Lobo volta para sua casa muito feliz!!! Jamais irei esquecer esse lindinho e a dona liberou para que possa ir visitá-lo, desde ja agradeço a força de todos, muitas coisas bonitas não podem vistas ou tocadas, elas sao sentidas dentro do coração e o que vocês fizeram por mim e pelo lobo, é uma delas. E eu agradeço do fundo do meu coração  Obrigada @meufilhocao por ajudar a divulgar e fazer parte dessa felicidade!!!!Brankinho que na verdade é Lobo volta para sua casa muito feliz!!! Jamais irei esquecer esse lindinho e a dona liberou para que possa ir visitá-lo, desde ja agradeço a força de todos, muitas coisas bonitas não podem vistas ou tocadas, elas sao sentidas dentro do coração e o que vocês fizeram por mim e pelo lobo, é uma delas. E eu agradeço do fundo do meu coração  Obrigada @meufilhocao por ajudar a divulgar e fazer parte dessa felicidade!!!!” . Muito legal, né?

Post em que comuniquei o desaparecimento do Sheik
Post em que comuniquei o desaparecimento do Sheik

 

Já outra medida que pode contribuir para a resolução dos desaparecimentos é a precisão dos compartilhamentos. No Facebook, por exemplo, é possível compartilhar em grupos do bairro onde o animal foi encontrado, com pessoas da cidade e usar anúncios pagos para direcionar a publicação.

Foi o que fiz para divulgar o caso do Sheik. No dia 3 de fevereiro, um amigo pediu para compartilhar a publicação de uma conhecida, que havia encontrado um cachorro perdido em Porto Alegre. Por volta das 12h, compartilhei o post e anunciei o post segmentando para pessoas da capital gaúcha. Menos de duas horas depois, já recebi um comentário na página de uma mulher dizendo que sabia de quem era o cachorro. Ela entrou em contato com a moça que havia resgatado o peludinho e pronto, caso resolvido. Demais, né?

Procura-se Cachorro – No Brasil, temos uma feliz iniciativa que tem ajudado bastante na localização de cachorros perdidos, o Procura-se Cachorro . Para cadastrar um cachorro desaparecido ou encontrado no site, você primeiro tem que se inscrever nesse link para ter acesso ao formulário. Após a inscrição, faça o login e você será direcionado para a área Minhas ocorrências. Clicando nesse link você poderá cadastrar o cão desaparecido, achado ou para doação.

Site Procura-se Cachorro
Site Procura-se Cachorro

Ofereça o maior número de informações possíveis como local onde o animal foi encontrado ou desapareceu, cor, porte, data da ocorrência para aumentar as chances do reencontro. Após o cadastro, a ferramenta, que foi construída a partir do sistema de mapas do Google, cruza informações e monitora os animais cadastrados através de geolocalização e características físicas. O sistema avisa o usuário cada vez que o anúncio tiver correspondência, seja por descrições semelhantes ou proximidade.

Como eu disse acima, também é bastante eficiente compartilhar os desaparecimentos diretamente nas redes sociais. Listei abaixo alguns grupos e páginas do Facebook destinados a compartilhar informações sobre animais perdidos. Se você conhecer algum outro canal divida com a gente, pois quanto mais compartilhamento, certamente, mais chance de reunir o peludinho e sua família.

Belo Horizonte – Anjos de Patas – Perdidos e Achados
Curitiba – Cães e gatos Curitiba (Achados e Perdidos)
Florianópolis – Animais achados e perdidos Florianópolis
Fortaleza – Achados & Perdidos – Pets Fortaleza
João Pessoa – Animais achados e perdidos
Porto Alegre – Animais perdidos em Porto Alegre
Recife – Animais achados e perdidos em Recife e região metropolitana
Rio de Janeiro – Cachorros perdidos Rio de Janeiro
Salvador – Animais perdidos Salvador
São Paulo – Animais perdidos em SP,  Cachorro perdido na Granja Viana,  Animais encontrados e perdidos no Morumbi
Vitória – Cães e gatos achados e perdidos na Grande Vitória

2 comentários

  1. Que matéria bacana, amigos.
    Aqui em Nova Friburgo sou o fundador e administrador Cadê meu Dog? – https://www.facebook.com/CadeMeuDogFriburgo – no qual já conseguimos solucionar mais de 200 casos, aproximadamente. Acaba que a gente se envolve em resgates, castrações e adoções mas tudo com o propósito de ajudar nossos anjos de 4 patas.
    Fica a convite para conhecerem nosso projeto virtual. É só acessar https://www.facebook.com/CadeMeuDogFriburgo.

  2. Muito obrigada, Ewerton, por compartilhar o canal com os leitores do MFC.
    Parabéns pelo trabalho e desejo a cada dia mais sucesso nessa missão incrível de promover o reencontro dos peludinhos com sua família.

Deixe seu comentário!